Menu

O Instituto

O IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, fundado em abril de 1975, é uma entidade técnica sem fins lucrativos que tem como finalidade principal o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, serviços e do mercado de produtos químicos voltados para construção civil.

O IBI congrega em seu quadro associativo sócios beneméritos, fundadores, fabricantes, aplicadores, distribuidores e revendedores de produtos impermeabilizantes e de produtos químicos voltados a construção civil, além de promover ações e parcerias com institutos de pesquisa; órgãos públicos; projetistas e universidades.

O IBI é administrado por um Conselho Deliberativo, eleito pelos sócios com mandato de dois anos. Operacionalmente, o Instituto se estrutura através de um departamento administrativo supervisionado por um gestor executivo, sem vínculo empregatício com empresa filiada.

A sede social do IBI está localizada à Rua Major Sertório, 200, 9º andar, CJ. 901 – Centro – São Paulo (SP), compreendendo salas de reunião e secretaria.

MISSÃO – IBI: Ser referência técnica do setor de impermeabilização e especialidades químicas, contribuindo para que toda a cadeia produtiva ofereça materiais e serviços de qualidade. Estudar questões técnicas visando interesse público e avanço tecnológico com consequente desenvolvimento do setor. Estimular o intercâmbio nacional e internacional de experiências profissionais com entidades congêneres; fomentar a criação de núcleos regionais objetivando representatividade nacional e agrupar os associados em câmaras setoriais; promover palestras, cursos, simpósios, publicações, eventos e seminários sobre assuntos do interesse do setor.

VISÃO – IBI: Ser uma organização comprometida com a qualidade e durabilidade das construções bem como referência para o mercado de construção civil, fortalecendo as empresas do setor, notadamente seus associados.

VALORES – IBI: Comprometimento técnico, social e ético. Primar pela transparência em suas relações com seus associados, colaboradores e usuários.

Entre as principais atividades destacam-se:

Cursos técnicos de Impermeabilização – o IBI oferece os cursos de Gestão de Projeto de Impermeabilização, Sistemas de Impermeabilização e Introdução à Impermeabilização, tanto para os seus associados (condições promocionais), quanto aos profissionais de mercado da construção civil.

Está em fase de elaboração, o curso de Desempenho da Impermeabilização para Edificações Habitacionais, conforme a ABNT NBR 15575:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho.

Realização dos Simpósios Brasileiros de Impermeabilização – Como principal evento, em âmbito nacional, realizado a cada 2 anos, em média, aproxima todos os agentes da cadeia produtiva, quer sejam fabricantes, aplicadores e projetistas a empresas construtoras, escritórios de engenharia, estudantes de arquitetura e engenharia; todos em torno do debate relativas às melhores práticas, tendências e inovações tecnológicas. O 15º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização será realizado dias 4 e 5 de junho de 2018.

Seminários Regionais de Impermeabilização e Workshops sobre Aditivos para Concreto – A descentralização do saber é uma das premissas para que tenhamos pelos Seminários Regionais e os Workshops como uma das prioridades estratégias do Instituto. Com os mesmos objetivos trilhados pelos Simpósios Brasileiros de Impermeabilização, são realizados em apenas um meio dia nas principais cidades do País.

Comissões Normativas – pelo fato de congregar algumas das principais empresas fabricantes e prestadoras de serviços (aplicadores) do setor, o instituto conduz, mediante a formação de grupos, um rico fórum interno de debates normativos. Para esse fim, o IBI se estrutura tanto de Comissões de Estudo quanto de Câmaras Setoriais (como a Câmara de Aditivos), dando consecução, desta forma, a um dos principais objetivos institucionais – desenvolvimento técnicos e promoção das melhores práticas setoriais.

Parcerias Institucionais – conjuntamente com outras entidades, tais como SECOVI, SINDUSCON, CBIC, ABCP entre outras, o IBI, ao “entregar seu capital técnico” desenvolveu importantes etapas no tocante a conteúdos de referências:

SECOVI – Manual de Escopo de Contratação de projetos e serviços de Impermeabilização

SINDUSCON-SP – Manual de Gerenciamento de Resíduos nos Canteiros de Obras

ABCP – Livro –  MÃOS À OBRA proO guia do profissional da construção (Editora Alaúde)

IBI na Universidade – Sensível à carência em relação ao conteúdo sobre Impermeabilização nas grades curriculares dos cursos de Engenharia e Arquitetura, o IBI, desde 2017, vem desenvolvendo uma forte aproximação com os respectivos departamentos, promovendo de forma bem rápida, sintética e prática uma aproximação entre alunos desses cursos e a nossa disciplina.

Patrocinadores

Assine nossa newsletter

Apoio Institucional

Back to top