18º Simpósio Brasileiro
de Impermeabilização
Dias 04 e 05 de Junho de 2025 – São Paulo – Brasil
A exemplo das edições anteriores, o 18º – SBI – Simpósio Brasileiro de Impermeabilização promovido pelo IBI, através de sua grade temática, procurará disponibilizar a todos profissionais da cadeia produtiva ligada à impermeabilização e uso de produtos químicos voltados à construção civil bem como aos estudantes de Engenharia e Arquitetura uma pauta técnica que elucidará tanto questões estratégicas com vistas ao desenvolvimento tecnológico e de mercado como aspectos da realidade cotidiana de todos aqueles que se ocupam dos diferentes estágios de um empreendimento, partindo das concepções de projetos, passando pelas alternativas técnicas relativas a produtos e sistemas, técnicas de execução e concluindo-se o ciclo com o reconhecimento das ações preventivas e de Manutenção.
Neste sentido, ao se denominar como tema central do 18º SBI – SUSTENTABILIDADE NA IMPERMEABILIZAÇÃO, a programação terá como objetivo concentrar-se em temas e painéis que efetivamente atendem a estes importantes desafios da indústria da construção civil. Diante do perfil tanto do tema central quanto de seus subtemas, o evento oferece um profícuo momento de atualização técnica aos seus variados públicos, quer sejam: Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos, Projetistas, Consultores, Peritos, Estudantes e outros profissionais da Construção Civil.
Paralelamente à realização do 18º Simpósio o IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, comemora seus 50 anos. Sabemos que, apesar de maturidade, temos consciência do muito por avançar. O Jubileu de Ouro do IBI será pautado por mais essa reflexão, algo como um balanço de suas efetivas realizações e trabalhos conjuntos com seus associados, congregando e, principalmente, compartilhando esforços com Fabricantes de produtos químicos voltados para construção, Prestadores de serviços, projetista e Distribuidores, sempre na incessante busca pelas melhores práticas junto ao mercado da Construção Civil. Uma luta sem fim.
Dentro de seu curso histórico, o IBI se notabilizou como um importante fórum de debate técnico e normativo de âmbito nacional, contando, para tanto, com equipes voluntárias provenientes das empresas associadas, sem as quais, os avanços nas constituições de manuais, guias técnicos orientativos entre conteúdos de referência não seriam consolidados. Muito justo, portanto, considerar o Jubileu de Ouro como uma confraternização de todos associados, sem exceção.
Parabéns associados!
O 18º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização (SBI) acontecerá nos dias 4 e 5 de junho de 2025, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), o evento terá como tema central “Sustentabilidade na Impermeabilização”, abordando práticas sustentáveis e inovações tecnológicas no setor da construção civil.
O Simpósio visa proporcionar uma atualização técnica abrangente para profissionais da cadeia produtiva da impermeabilização, incluindo engenheiros, arquitetos, tecnólogos, projetistas, consultores, peritos e estudantes. Serão discutidos temas como: Projeto e Planejamento, Reuso de Resíduos, Inovações, Cases, Manutenção e Desempenho:
Inaugurado em 1913, o viaduto Santa Ifigênia, com 225 metros de comprimento, teve sua estrutura metálica trazida da Bélgica. Ligando o Largo de São Bento a Igreja Santa Ifigênia, ele é um importante patrimônio histórico de São Paulo, que ao longo do tempo passou por um processo de degradação e necessitou de uma obra de recuperação.
Demonsrtra a importância da inovação tecnológica em uma nova metodologia de medição, não destrutiva, com a finalidade de leituras quantitativas de espessura de filme seco para as camadas de impermeabilização, evitando quebras, interferência e destruição da camada de impermeabilização para realizar uma análise dimensional da espessura.
Sistemas que possam auxiliar na geração, cogeração, armazenamento e aumento de eficiência de recursos energéticos. Podendo ser na captação e aquecimento de águas de uso e reuso, na geração de energia de fontes renováveis como eólica e solar, bem como na eficiência térmica das edificações.
Normas Técnicas que tragam parâmetros e aspectos importantes à impermeabilização e seu impacto na Construção Civil. Leis, Uso, Garantias e Portarias sobre o tema tanto em aspecto atual como futuro. Programas de Certificação e de Controle de Qualidade de Projeto, Produtos e Mão de Obra.
Estratégias para difundir o conhecimento. Seja em cursos técnicos, e faculdades de graduação e pós graduação sobre o assunto. Propostas e Usos de Guias, Matérias pertinentes a outras disciplinas e áreas de atuação, desde o Projeto até áreas de Inspeção e Saúde e Segurança do Trabalhador.
Sistemas que possam auxiliar na geração, cogeração, armazenamento e aumento de eficiência de recursos energéticos. Podendo ser na captação e aquecimento de águas de uso e reuso, na geração de energia de fontes renováveis como eólica e solar, bem como na eficiência térmica das edificações.
Sistemas de Impermeabilização que possam ser produzidos à partir de materiais de fontes renováveis, que tragam economia de recursos energéticos, e consumam menos água. Redução de Carbono emitido não renovável e da Pegada de Carbono, trazendo menor impacto desde a extração da matéria prima, sua produção e descarte ao fim de sua vida útil. Sistemas de Instalação e de Aplicação que se utilizem de menos recursos energéticos e logísticos.
Coberturas Verdes, Telhados Verdes e Paredes Vivas são um meio de se integrar o verde da natureza aos centros urbanos cada vez mais densos e verticais. Ganhos energéticos, melhoria da qualidade do ar, controle da umidade do ar, resfriamento evaporativo e controle de drenagem do solo são apenas alguns dos benefícios.
Água é o recurso cerne de nossa sobrevivência e a Impermeabilização tem como nobre função estar à ela sempre atrelada, desde mantê-la controlável e fazer nossas edificações estanques, quanto confiná-la de forma efetiva. Garantindo o funcionamento de Estações de Armazenamento e Tratamento quando potável, até o Descarte de Esgoto e Efluentes, de forma confiável e evitando a contaminação das Fontes e Lençóis.
Sistema de Gestão e Planejamento de Obras, com a integração de Projetos Executivos. Com especial atenção às especificidades do Projeto de Impermeabilização e a sua importância e compatibilização. Demonstração de Projetos que contemplem obras novas e obras de retrofit, além de obras de arte especiais e patrimoniais.
Resíduos de demolição proveniente da Construção Civil são muito úteis, com grandes volumes e massas, aliado à nobreza de suas fontes podem ser aproveitados para a obtenção de novos materiais e tornam-se fontes renováveis para a fabricação de outros produtos, economizando recursos energéticos.
Novos Materiais aplicáveis, premissas de Projetos, Uso de Softwares, Tecnologias de vanguarda em processos e aplicações, aplicáveis para sistemas de impermeabilização e correlatos, que tragam ao setor maior durabilidade e menor impacto ambiental.
Demonstração de casos de Obras de Construção e Reformas. Onde a Impermeabilziação seja foco. Trazendo detalhes específicos, da concepção, análise, projeto, acompanhamento, instalação e aplicação das Soluções e Sistemas de Impermeabilziação, bem como sua análise de desempenho, vida útil e métodos de inspeção e manutenção.
A manutenção é fator necessário à garantia e o desempenho dos Sistemas Impermeabilizantes. Trazendo estanqueidade e Vida Útil. Apresentação de Processos de Inspeção, Análises e Conformidade da Qualidade, bem como os aspectos de Manutenção Preventiva e Preditiva, com maior efetividade e menor custo.
Desempenho do Sistema de Impermeabilização, de suas camadas e fatores que influenciam na Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), e relações de Vida Útil (VU), Vida Útil de Referência (VUR) e Vida Útil de Projeto (VUP). Aspectos que contribuam no aumento da durabilidade, e métodos de avaliação para o projeto, aplicação, de desempenho e de manutenções.
Saiba mais sobre a nossa
Comissão que organiza todo o evento para o 18º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Incluindo questões de espaço, exposição e detalhes quanto aos expositores.
Comissão técnica que se encarrega de assuntos como os critérios e seleção de artigos e apresentações para o 18º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização
André Cintra
Engenheiro Civil e Professor, com mais de dez anos de experiência em controle de produtos e impermeabilização. Mestre em Educação, em cursos de graduação e pós-graduação Mackenzie/IDD. Com publicações em tec. de materiais, cálculo estrutural e impermeabilização, além de participação em comitês de revisão de normas ABNT como o CB-22. Consultor técnico BARONE - Membro IBI Fabricantes
Camila Grainho
Projetista de Impermeabilização. Diretora Técnica da GTI, 25 anos trabalhando com execução e projetos. Professora do IDD em matérias relacionadas ao tema. Participa de reuniões e comitês do CB-22 quanto a normalização e grupos de trabalho sobre impermeabilização.
Cirene Tofanetto
Arquiteta e especialista em impermeabilização, pós-graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações, Patologia das Obras Civis e em Gerenciamento da Construção Civil- BIM; docente em cursos de pós-graduação de impermeabilização, patologia e perícia; atua mais de 35 anos no setor da construção civil, Perícia como Assistente Técnico em ações judiciais; Diretora Técnica na empresa CNTF Consultoria
Elton Góes
Mestre e Engenheiro. Civil UFBa. Ex-Presidente do IBI (2014-2016). Diretor Técnico da ECOIMPER/PROIMPER. Coordenador Acadêmico do Curso de Enga. Civil da UNIFTC. Idealizador do Fórum AME IMPERMEABILIZAÇÃO
Emílio Takashi
Engenheiro Emilio Minoru Takagi. Diretor Técnico Internacional da Penetron Global. Doutorando e Mestre no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Secretário do Comitê técnico CT-501 do IBRACON / IBI de “Estanqueidade de estruturas”. Membro do Comitê técnico CT-802 do IBRACON / Alconpat Brasil de “Manutenção de Estruturas de Concreto”. Membro do Comitê editorial da Revista Concreto & Construções do IBRACON. Extensão pela Japan Internacional Cooperation Agency (JICA). Graduação em Engenharia Civil pela Escola Poltecnica da USP (EPUSP)
Felipe Ramos
Químico Industrial/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Extensão do bacharelado/ Universidade de Southampton (Reino Unido). Mais de 14 anos de experiência na indústria para a área de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas multinacionais como AkzoNobel, Unilever, Clariant e Reckitt Benckiser. Atualmente focado no desenvolvimento de Impermeabilizantes e tintas da marca Coral da AkzoNobel.
Fernando Gouvea
Graduado e Engenheiro Civil – FE-FUMEC e Direito – FCH-FUMEC. Patologista e Intensivista com mais de 45 anos de vivência, atua desde 1978 até os dias atuais, Perito Judicial e Criminal das Justiças Federal e Estadual. Projetista de Disciplinas Especiais de Engenharia. Professor em Cursos de Extensão para Engenheiros e Arquitetos. Autor de literatura técnica.
Flávio Camargo
Engenheiro Flávio de Camargo Martins. Engenheiro Civil, especialista em Impermeabilização e Concreto, com atuação por mais de 20 anos em empresas de patologia, execução e fornecedores de químicos para construção. Gerente Técnico de Produtos da MC-Bauchemie, professor da pós-graduação na Universidade Mackenzie e Instituto IDD, coordenador e secretário de normas técnicas da ABNT.
Flávio Taurino
Engenheiro civil, especialista em impermeabilização pelo IDD. Técnico em química industrial. 16 anos no ramo de impermeabilização, realizando desde análises físico-químicas de produtos, treinamentos de aplicação e palestras. Atualmente, Engenheiro responsável técnico pela Icobit Brasil.
Guilherme Milanez
Engenheiro Químico (USP) - Especialista em Gestão de Produção e Desenvolvimento de produtos. Atua desde 2015 no desenvolvimento e aplicação de impermeabilizantes líquidos: acrílicos, epóxis e poliuretanos. Pós-graduado em Gestão de Negócios (USP). Foi Secretário da norma ABNT NBR 13.321 : Membrana acrílica para impermeabilização. Atualmente Diretor Técnico da SCUDO PRO e Coordenador da norma ABNT NBR 15.487 - Membrana de poliuretano para impermeabilização.
Jéssica Dantas
Engenheira civil, Diretora do IBRACON, Mestre em Inovação na Construção Civil pela USP, Diretora da ALCONPAT Brasil e Coordenadora de Qualidade e Desenvolvimento Tecnológico na Cyrela. Professora em cursos de Pós Graduação e coordenadora da pós do IDD sobe Inovação e Industrialização da Construção Civil.
José Eduardo Granato
Autor de Apostilas Patologia e Impermeabilização. Professor de Matérias de Impermeabilização e Patologias/AEA/INBEC/IDD/Mackenzie/ABCP/CREA’s/Ibracon/IAB. Palestrante em mais de 500 cursos e palestras em Impermeabilização, tratamento de concreto e patologias das construções. Apresentação de mais de 30 trabalhos técnicos em Simpósios e Congressos no Brasil e no Exterior. Consultor para diversas empresas. Membro da ABNT/CB-02/CB-18/CB 22. Membro do IBI. Diretor da AOEA Osasco.
José Mario Andrello
Eng. Civil - 1983/EEP FUMPE. Pós-Graduação em Pat. IDD. Revest. de Fachadas/Mackenzie. Téc. Diag. Estruturas/CINVESTAV México. Pós-Graduação em Impermeabilização/IDD. Diag. & Gestão de Pontes/IDD. Master Inter Pat. III IDD. Interv Obras do Patrimônio/IDD. Master in Adv. Construction Techs and Mats./Loughborough University (UK)/Polytechnic University of Catalonia (Spain). Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Patologia IDD. Membro do IBI– Coordenador da Câmara de Projetistas e Diretor do IBI para o Interior SP.
José Miguel Morgado
Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização - IBI. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, possui vasta experiência em cargos de gestão e diretoria. Foi Gerente da aplicadora ImperISO. Sendo Gerente Nacional de Varejo da Denver Impermeabilizantes durante 14 anos, Diretor Executivo da Editora Palanca, responsável pela edição de revistas técnicas voltadas à Impermeabilização e Isolação térmica, assim como publicação de livros ligados ao setor da construção. É atualmente Gestor do CB 22 junto à ABNT.
Laís Rocha
Arquiteta Especialista em Soluções de Impermeabilização. Mais de 15 anos de experiência técnica. Atua desde 2006 no desenvolvimento de especificações, suporte técnico a obras e aplicação de tecnologias de proteção estrutural, oferecendo orientação especializada, treinamentos e acompanhamento técnico. Atualmente integra a equipe da GCP Applied Technologies – Saint-Gobain, em soluções de envelopamento de estruturas.
Marcos Storte
Engenheiro Civil, Escola de Engenharia Civil Volta Redonda 1978. Mestre em engenharia, em Construção Civil e Urbana, pela Escola Politécnica USP. Mais de 47 anos de experiência em projetos, contratos, planejamento e execução de obras na construção civil. Mais de 60 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Participante dos comitês de estudo da ABNT/CB 2/CB 22/CB 90. Professor titular da disciplina Patologia nas Construções da Faculdade de Engenharia Civil da UNISANTA – SP. Autor de livros e E-books de Impermeabilização. Diretor técnico da A2S Engenharia e perícia.
Maria Amélia
Formou-se em Engenharia Química pela Politécnica da Universidade de São Paulo, mas logo migrou para a engenharia civil, ao trabalhar no Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP e fazer parte da equipe que criou as normas técnicas para avaliar os materiais de construção utilizados na Linha 1 - Azul do Metrô de São Paulo. Participou do grupo de impermeabilização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da criação do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). Atualmente, presta consultoria na área.
Paulo Vasconcelos
Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília em 1996, Mestre em Estruturas e Construção Civil em 2015 pela mesma UnB. Atuante no setor da impermeabilização há 27 anos, passando pelas áreas de distribuição, aplicação e fabricação de impermeabilizantes. Ex-membro do conselho do Instituto Brasileiro da Impermeabilização IBI. Atual CEO das empresas CIAIMPER, IMPERSERV e IMPERLAB.
Priscilla Bezerra
Engenheira civil. Pós graduada em Tecnologia da Impermeabilização. Professora em Instituições de Pós Graduação na disciplina de Impermeabilização. Curso Master em Impermeabilização realizado em 2024 Espanha. Fundadora da Obra Seca Projeto e Consultoria em Impermeabilização. Sócia-fundadora da Universo Imper. Fundadora do treinamento Impermeabilização 360°.Inspetora Especial do CREA-SP. Embaixadora Oficial do Concrete Show.
Sharlene Lopes
Formada Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Gestão Ambiental com ênfase em Sustentabilidade, Curso na área de Riscos Ambientais; Auditoria Ambiental Internacional e atuante no seguimento de Impermeabilização a mais de 25 anos, atua como Gerente Técnica da Indústria Dryko.
Suzanne Accioly
Engenharia Civil pela UFC e pós-graduada em Engenharia Urbana, pela UNIFOR. Sócia-diretora da Proteção Engenharia, na área de impermeabilização como executora e projetista e consultora há mais de 30 anos. Lecionou na Pós-Graduação de Construção de Edifícios, da UFC-CETREDE, a disciplina de Impermeabilização das Construções. Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Impermeabilização IBI-CE
Thiago Vallotti de Freitas
Engenheiro Mecânico graduado pela UNESP com Ênfase em Engenharia dos Materiais. Pós Graduação em Engenharia de Seg. do Trabalho pela UNESP. Por 22 anos na atividade de Impermeabilização com projetos, execução, supervisão da aplicabilidade de Impermeabilizantes. Atualmente atua como Engenheiro Assistente Técnico do IBI. E como Participante de Comitês da ABNT como o CB-22.
Comissão que irá julgar os trabalhos e apresentações (de acordo com os requisitos da seção METODOLOGIA E NORMAS ) para assim premiar os trabalhos no 18º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização.
Avaliadas as Notas dos Trabalhos que foram encaminhadas pelos avaliadores, para aprovação dos trabalhos em plenário para o 18° SBI a ser realizado nos dias 04 e 05 de junho de 2025 em São Paulo.
Será encaminhada ainda esta semana um e-mail aos autores dos 44 trabalhos que foram encaminhados, onde destes, apenas 22 serão contemplados para apresentação em plenário.
Esta semana será postado aqui os 22 trabalhos aprovados. (em breve mais informações)
A título de informação, foram 44 trabalhos enviados, num total de 144 autores com uma média de 2,6 autores por trabalho.
A Comissão Técnica foi composta por 21 profissionais, onde 19 profissionais analisaram em média de 10 a 12 trabalhos e 2 profissionais analisaram os 44 trabalhos. Portanto cada trabalho recebeu de 6 a 7 avaliações
Modelo de Trabalho através do link:
Clique aqui para acessar
Envio do Trabalho por formulário através do link:
Clique aqui para acessar
Trabalhos Aprovados para Apresentação em Plenário do 18º SBI:
Nº | Título do Trabalho | Subtema | Autores | Ramo | Atividade |
41 | A UTILIZAÇÃO DA TELA ESTRUTURANTE NAS MEMBRANAS DE POLÍMEROS ACRÍLICOS COM CIMENTO (m.a.c.c.) – NBR 15885 | Desempenho da Impermeabilização (VU, VUR, VUP); | Vanessa Barbosa - Soprema - SP Francisco Rey Puente - Soprema - SP Carlos Jesus - Soprema - SP Jessica Almeida - Soprema - SP | Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante |
49 | ASPECTOS CONSTRUTIVOS RELEVANTES PARA EFICIENCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM ESTRUTURAS ENTERRADAS | Educação e Conscientização; | Jaqueline Zubelli Guimarães - Bleza Serviços - RJ Juliana Lino - Bleza Serviços - RJ | Aplicador Aplicador |
52 | AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DE CONCRETOS COM ADITIVOS REDUTORES DE PERMEABILIDADE | Inovações tecnológicas; | Maxwell Klein Degen - Builder - RS Eliza Cerato Confortin - Builder - RS André Fábio Viecili - Builder - RS | Fabricante Fabricante Fabricante |
10 | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS MEMBRANAS DE POLÍMERO ACRÍLICO COM CIMENTO EM FUNÇÃO DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO, ANTES DA PROTEÇÃO | Desempenho da Impermeabilização (VU, VUR, VUP); | Victor Guedes - Vedacit - SP Izaias Silva - Vedacit - SP Paulo Brito - Vedacit - SP Anderson Oliveira - Vedacit - SP | Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante |
69 | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS SELANTES PARA CONSTRUÇÃO CIVIL COMERCIALIZADOS NO BRASIL: POLIURETANOS, HÍBRIDOS E SILICONES | Desempenho da Impermeabilização (VU, VUR, VUP); | Dárcio Beluzi - SIKA - SP Edson Takehisa - SIKA - SP Jaine Silva - SIKA - SP Guilherme Geronymo - SIKA - SP | Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante |
30 | COBERTURA DE ALTA PERFORMANCE COM MANTA PVC ADERIDA E SISTEMA DE DETECÇÃO DE VAZAMENTO INTEGRADO - CASO DE OBRA. | Cases de Impermeabilização; | Henrique Santos - SIKA - SP Jaqueline Zubelli Guiumarães - Proroofing - RJ Leonilda Ferme - Proroofing - SP | Fabricante Projetista Projetista |
28 | CONCEITO DE FORMULAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO | Estratégias para Redução de Carbono; | Lucas Seraphim - BASF - SP Camilo Marin - BASF - SP | Fabricante Fabricante |
24 | DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURAS PORTUÁRIAS | Gestão de Águas Pluviais e Impacto Ambiental; | Ricardo Roberto - Saint-Gobain - SP Helder Souza - Saint-Gobain - SP | Fabricante Fabricante |
32 | DESEMPENHO DE MEMBRANA IMPERMEÁVEL DE ALTA DURABILIDADE PARA PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIES EXPOSTAS AO INTEMPERISMO | Inovações tecnológicas; | Jorge Lima - Viapol - SP Rebeca Alencar - Viapol - SP Selmo Soares - Viapol - SP | Fabricante Fabricante Fabricante |
56 | ESTANQUEIDADE DE SUBSOLO COM LAJE DE SUBPRESSÃO POR CRISTALIZAÇÃO DO CONCRETO - CASE PONTAL | Cases de Impermeabilização; | Rafaela Eckhardt - Penetron - SC Felipe Pcheco - Penetron - SC Pedro Taffael - Penetron - RS João Mario Bertoldi Porcello - COMPAT engª - RS | Fabricante Fabicante Fabricante Projetista Projetista |
2 | ESTUDO DE INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE ANCORAGEM TIPO A1 PARA TRABALHO EM ALTURA NAS CAMADAS DO SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO | Desempenho da Impermeabilização (VU, VUR, VUP); | Tais Alencar - TA Diagnóstica - BA | Consultoria |
29 | IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO COM MANTA ENGENHEIRADA SINTÉTICA | Cases de Impermeabilização; | Aguinaldo P Oliveira Junior - Georevest - SP | Fabricante |
63 | INOVAÇÕES SUSTENTÁVEIS EM MATERIAIS DE IMPERMEABILIZAÇÃO COM GRAFENO | Inovações tecnológicas; | Julie Anne Braunn - Mackenzie - SP Ricardo Andrade - Mackenzie - SP | Ensino Ensino |
70 | Integrando Inovação e Sustentabilidade no Setor de Impermeabilização: Um Caminho para Construções Eficientes e Ecológicas. | Estratégias para Redução de Carbono; | Dárcio Beluzi - SIKA - SP Daniele Santos - SIKA - SP Michel Haddad - SIKA - SP Michelle Nespoli - SIKA - SP Jaine Silva - SIKA - SP | Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante |
59 | MAPEAMENTO VETORIAL POR CAMPO ELÉTRICO (EFVM) - TECNOLOGIA PARA MONITORAR IMPERMEABILIZAÇÕES AO LONGO DE SUA VIDA ÚTIL | Inovações tecnológicas; | André Fornasaro - ILD Brasil - SP | Consultoria |
16 | METODOLOGIA DE DETERMINAÇÃO DE ESPESSURA DE FILME SECO DA CAMADA IMPERMEABILIZANTE POR MEDIÇÃO NÃO DESTRUTIVA | Inovações tecnológicas; | Ednei Lopes Filho - SP Imper - SP Ricardo Faria - IDD - SP Francisco Rey Puente - Soprema - SP Luciano Vitorino Souza - Taurus Consultoria - SP | Aplicador Ensino Fabricante Consultoria |
66 | MÉTODOS DIAGNÓSTICOS NA PERÍCIA ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMIDADE EM MURO DE ARRIMO | Garantias. | Marcos Fernandes Grossi - Grossi Engª - SP Giovanna Apolinário Sala - Grossi Engª - SP | Engª Diagnóstica Engª Diagnóstica |
39 | O DESGASTE DOS MATERIAIS IMPERMEABILIZANTES COM A MOVIMENTAÇÃO DA ESTRUTURA | Desempenho da Impermeabilização (VU, VUR, VUP); | Francisco Rey Puente - Soprema - SP Vanessa Barbosa - Soprema - SP Misael Smarzaro - Soprema - SP Jessica Almeida - Soprema - SP | Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante |
55 | O PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE OS SISTEMAS IMPERMEABILIZANTES E O CRESCIMENTO DO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Eficiência Energética e Adaptação Climática; | Giseli Azevedo - SP Ednei Lopes Filho - SP Imper - SP Francisco Rey Puente - Soprema - SP | Consultoria Aplicador Fabricate |
20 | SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA ENVELOPAMENTO DE SUBSOLOS COM LENÇOL FREÁTICO: tecnologias e estratégias inovadoras | Cases de Impermeabilização; | Brunno Sillas Bronx - Bronx Imper. - GO Irene Joffily - Virtus Soluções - DF | Aplicador Projetista |
73 | UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO HIGROTÉRMICA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO, PROJETO E ESTUDO EM EDIFICAÇÕES | Desempenho da Impermeabilização (VU, VUR, VUP); | Matheus Nascimento - ML Engª Disg. - DF Flora Rego - IESB - DF Eduardo Botero - IESB - DF | Engª Diagnóstica Ensino Ensino |
26 | VIADUTO SANTA IFIGÊNIA - RESTAURAÇÃO E IMPERMEABILIZAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE SÃO PAULO | Planejamento de obras e Conservação de patrimônio; | Helder Souza - Saint-Gobain - SP | Fabricante |
PROGRAMAÇÃO – 1º DIA
04 de junho/2025 – Quarta-feira ______________
08h30 Abertura da exposição
09h00 – 09h40 Abertura Oficial do 18º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização
09h40 – 10h20 Palestra Inicial de abertura “xxxxxxxxxxxx”, com Nelson Al Assal Filho, diretor da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
10h20 – 10h50 Coffee-Break – servido na área de exposição – 1º andar |
10h50 Sessão Técnica 01 – Inovação e Sustentabilidade
Objetivo: Apresentar novas tecnologias, soluções sustentáveis e avanços em formulações e materiais impermeabilizantes
10h50 – 11h10 Conceito de Formulação sustentável para sistemas de impermeabilização
Lucas Seraphim
11h10 – 11h30 Inovações sustentáveis em materiais de impermeabilização com grafeno
Julie Anne Braunn
11h30 – 11h50 Integrando inovação e sustentabilidade no setor de impermeabilização: Um Caminho para Construções Eficientes e Ecológicas
Arqtº Dárcio Beluzi
11h50 – 12h20 Perguntas & Respostas
12h30 – 14h00 Brunch – servido no foyer – 2º andar |
14h00 Sessão Técnica 02 – Casos de Obras e Aplicações Reais
Objetivo: Compartilhar experiências reais de campo, obras emblemáticas e aplicações de sistemas
14h00 – 14h30 Palestra inicial “Certificação de produtos para impermeabilização através do PQ-IBI e sua evolução”, com Engª Fabíola Rago Beltrame
14h30 – 14h50 Viaduto Santa Ifigênia: restauração e impermeabilização de patrimônio histórico
Helder Souza
14h50 – 15h10 Cobertura de alta performance com manta PVC aderida e sistema de detecção de vazamento integrado – Caso de obra
Arqtª Leonilda Ferme
15h10 – 15h30 Impermeabilização de reservatórios para abastecimento público com manta engenheirada sintética
Aguinaldo Oliveira
15h30 – 16h00 Perguntas & Respostas
16h00 – 16h30 Coffee-Break – servido na área de exposição – 1º andar |
16h30 Sessão Técnica 03 – Diagnóstico e Monitoramento
Objetivo: Foco em técnicas de inspeção, controle e avaliação de falhas ou desempenho ao longo do tempo
16h30 – 16h50 Métodos diagnósticos na perícia engenharia: um estudo de caso sobre umidade em muro de arrimo
Engª Marcos Fernandes Grossi
16h50 – 17h10 Mapeamento vetorial por campo elétrico (EFVM) – Tecnologia para monitorar impermeabilizações ao longo de sua vida útil
Engº André Fornasaro
17h10 – 17h30 O desgaste dos materiais impermeabilizantes com a movimentação da estrutura
Químico Francisco Rey Puente
17h30 – 17h50 A utilização da tela estruturante nas membranas de polímeros acrílicos com cimento (m.a.c.c.) – ABNT NBR 15885
Vanessa Barbosa
17h50 – 18h20 Perguntas & Respostas
19h00 Encerramento da exposição
19h00 – 21h30 Jubileu de Ouro – servido no foyer – 2º andar |
PROGRAMAÇÃO – 2º DIA
21 de junho/2023 – Quarta-feira ____________ a
08h30 Abertura da exposição
09h00 – 09h30 Palestra Inicial de abertura “xxxxxxxxxxxx”, com Engº Roberto de Souza, Diretor do CTE Centro de Tecnologia de Edificações
09h30 Sessão Técnica 04 – Casos de Obras e Aplicações Reais (parte 01)
Objetivo: Compartilhar experiências reais de campo, obras emblemáticas e aplicações de sistemas
09h30 – 09h50 Estanqueidade de subsolo com laje de subpressão por cristalização do concreto – Case Pontal
Rafaela Eckhardt
09h50 – 10h10 Desafios e soluções para a manutenção de infraestruturas portuárias
Ricardo Roberto
10h10 – 10h30 Perguntas & Respostas
10h30 – 11h00 Coffee-Break – servido na área de exposição – 1º andar |
11h00 Sessão Técnica 05 – Desempenho, Ensaios e Durabilidade
Objetivo: Explorar testes, simulações, desempenho de produtos e ferramentas de análise técnica
11h00 – 11h20 Metodologia de determinação de espessura de filme seco da camada impermeabilizante por medição não destrutiva
Ednei Lopes Filho
11h20 – 11h40 Avaliação da durabilidade de concretos com aditivos redutores de permeabilidade
Maxwell Klein Degen
11h40 – 12h00 Avaliação do desempenho das membranas de polímero acrílico com cimento em função do tempo de exposição, antes da proteção
Engº Victor Guedes
12h00 – 12h30 Perguntas & Respostas
12h30 – 14h00 Brunch – servido no foyer – 2º andar |
14h00 Sessão Técnica 06 – Casos de Obras e Aplicações Reais (parte 02)
Objetivo: Compartilhar experiências reais de campo, obras emblemáticas e aplicações de sistemas
14h00 – 14h20 Soluções sustentáveis para envelopamento de subsolos com lençol freático: tecnologias e estratégias inovadoras
Brunno Sillas Bronx
14h20 – 14h40 Avaliação do desempenho dos selantes para construção civil comercializados no Brasil: poliuretanos, híbridos e silicones
Aqtº Dárcio Beluzi
14h40 – 15h00 Aspectos construtivos relevantes para eficiência da impermeabilização em estruturas enterradas
Engª Jaqueline Zubelli Guimarães
15h00 – 15h20 Desempenho de membrana impermeável de alta durabilidade para proteção de superfícies expostas ao intemperismo
Engº Jorge Lima
15h20 – 15h50 Perguntas & Respostas
15h50 – 16h20 Coffee-Break – servido na área de exposição – 1º andar |
16h20 Sessão Técnica 07 – Aspectos construtivos e de projeto
Objetivo: Discutir a integração com projeto, execução e contexto construtivo das soluções de impermeabilização
16h20 – 16h40 Estudo de influência do sistema de ancoragem tipo A1 para trabalho em altura nas camadas do sistema de impermeabilização
Engª Tais Alencar
16h40 – 17h00 O ponto de equilíbrio entre os sistemas impermeabilizantes e o crescimento do mercado da construção civil
Giseli Azavedo
17h00 – 17h20 Utilização da simulação higrotérmica como ferramenta de avaliação, projeto e estudo em edificações
Engº Matheus Nascimento
17h20 – 17h40 Palestra inicial “Retrospecto dos simpósios anteriores”, com Thiago Valotti
17h40 – 18h00 Perguntas & Respostas
18h00 – 18h30 Premiações e encerramento do Simpósio
19h00 Encerramento da exposição
1º LOTE
*Vagas limitadas. Será obrigatório o envio do comprovante de matrícula para efetivar o credenciamento on line
A Seção de Exposição do 18º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização (SBI),), será uma parte fundamental do evento, proporcionando um espaço dedicado à interação entre profissionais, empresas e estudantes do setor, oferecendo oportunidades para:
Chácara Kablin
Rua Afonso Celso, 411, Vila Mariana, São Paulo
Distância em relação ao local do Evento: 2,4 Km
Reserva: thatianemartins@residencialpantanal.com.br
Contato: 5571-8877
Rua Rio Grande, 103, Vila Mariana, São Paulo
Distância em relação ao local do Evento: 3,4 Km
Reserva: reservas@hotelupper.com.br
Contato: 2738-4555
Rua Vergueiro, 2740, Vila Mariana, São Paulo
Distância em relação ao local do Evento: 3,2 Km
Reservas: reservas.cnp@atlanticahotels.com.br
Contato: 2197-7600
Rua Vergueiro, 1661, Vila Mariana, São Paulo, Brasil
Distância em relação ao local do Evento: 5,7 Km
Reservas: https://all.accor.com/hotel/3626/index.pt-br.shtml
Contato: 5081 8400
Rua Vergueiro, 1571, Paraíso, São Paulo
Distância em relação ao local do Evento: 5,6 Km
Reservas: H3531-re@accor.com.br
Contato: 5571-8887
Rua Sena Madureira, 1225, Vila Mariana, São Paulo, Brasil
Distância em relação ao local do Evento: 1,5 Km
Reservas: reservas@bienalsuites.com.br
Contato: 5088-7999
Rua Borges Lagoa, 1179, Vila Clementino, São Paulo
Distância em relação ao local do Evento: 1,0 Km
Reservas: centraldereservas@travelinn.com.br
Contato: 5080-8600
Rua Salto, 70, Jardins , São Paulo,
Distância em relação ao local do Evento: 5,6 Km
Reservas: h3541-re@accor.com.br
Contato: 3055-2500
DATAS: 04 (quarta-feira) e 05 (quinta-feira) de junho de 2025
LOCAL: Milenium Centro de Convenções – Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Mariana – 04026-002. São Paulo – SP
Evento a 1,7 Km do Metrô Santa Cruz, Localizando-se em eendereço tranquilo e privilegiado, a cinco minutos do aeroporto de Congonhas, próximo à Av. Rubem Berta, Rua Domingos de Morais (Metrô Santa Cruz) e José Maria Whitaker, com várias alternativas e rotas de acesso.
Estacionamento no local: R$ 35,00 (até 12hs de permanência)
Instituto Brasileiro de Impermeabilização 2024-2025 – Todos os Direitos Reservados