Por Nicole Thomazelli Cunha
Trincas, mofos e descascamentos de tinta em lajes impermeabilizadas são problemas bastante comuns verificados em rodapés que incomodam bastante os usuários.
O melhor caminho para evitar inconvenientes como o da foto acima é prever já no projeto de impermeabilização todas as solicitações de água da laje impermeabilizada.
A umidade ascendente ocorre quando a água presente na proteção mecânica do piso, ascende por capilaridade contra a força da gravidade na proteção mecânica do rodapé, pois esta contém materiais porosos (argamassa/revestimentos entre outros).
Há alguns anos, a Deon desenvolveu um sistema para tratar esta patologia, adicionando uma barreira de vapor entre a proteção mecânica do piso e o rodapé. A barreira consiste em envolver uma faixa de EPS em uma manta de polietileno de quatro milímetros.
Resumindo, o EPS (junta perimetral), evita que quando o piso trabalhe danifique a manta asfáltica do rodapé. A manta de polietileno separa o reboco (proteção mecânica) do rodapé da proteção mecânica do piso, formando a barreira de vapor, além de quando o piso trabalhar, movimentará por baixo do polietileno.
É um processo simples de executar, barato, efetivo e resultado da experiência da Deon Impermeabilizações no dia a dia de obra.