O Instituto

Fundado em abril de 1975, é uma entidade técnica sem fins lucrativos que tem como finalidade principal o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, serviços e do
mercado de produtos químicos voltados para a Construção Civil.

O IBI congrega em seu quadro associativo sócios beneméritos, fundadores, fabricantes, aplicadores, distribuidores e revendedores de produtos impermeabilizantes e de produtos químicos voltados à Construção Civil. O Instituto promove ações e parcerias com institutos de pesquisa; órgãos públicos; projetistas e universidades.

Anos de Experiência
0

MISSÃO

Ser referência técnica do setor de impermeabilização e especialidades químicas, contribuindo para que toda a cadeia produtiva ofereça materiais e serviços de qualidade.

VISÃO

Ser uma organização comprometida com a qualidade e durabilidade das construções bem como referência para o mercado de construção civil, fortalecendo as empresas do setor, notadamente seus associados.

VALORES

Comprometimento técnico, social e ético. Primar pela transparência em suas relações com seus associados, colaboradores e usuários.

Pilares do IBI

A qualificação é o melhor caminho

Entre as principais atividades destacam-se:

Cursos técnicos

O IBI oferece cursos de Gestão de Projeto de Impermeabilização, Sistemas de Impermeabilização e Introdução à Impermeabilização, tanto para os seus associados (condições promocionais), quanto aos profissionais de mercado da construção civil. Entre em contato e saiba mais.

IBI-Talks

São lives organizadas pelo IBI com especialistas do setor de impermeabilização que discutem aplicação de produtos em obras, execução de projetos, bem como assuntos ligados à gestão e comunicação empresarial, trazendo sempre o que há de mais inovador para auxiliar os profissionais da área. Essas apresentações online tornaram-se a biblioteca técnica do setor com apresentações completas sobre estudos de casos, normas técnicas entre outros. Este conteúdo pode ser assistido a qualquer momento pelo canal do Youtube do IBI clicando aqui.

Simpósios de Impermeabilização

É o principal evento da cadeia produtiva da impermeabilização, em âmbito nacional. Realizado a cada 2 anos, o evento aproxima fabricantes, aplicadores, projetistas, construtoras, escritórios de engenharia, estudantes de arquitetura e engenharia em torno do debate relativo às melhores práticas, tendências e inovações tecnológicas.

Seminários Regionais

A descentralização do saber é uma das premissas para que tenhamos Seminários Regionais como uma das prioridades estratégicas do Instituto. Com os mesmos objetivos trilhados pelos Simpósios Brasileiros de Impermeabilização, são realizados nas principais cidades do País, agregando conhecimento ao setor e trazendo cases específicos por regiões, adequando a Impermeabilização para todos os cantos do País.

Comissões Normativas

Pelo fato de congregar as principais empresas fabricantes e prestadoras de serviços (aplicadores) do setor, o IBI conduz, mediante a formação de grupos, um rico fórum interno de debates normativos. Para esse fim, o instituto se estrutura tanto com Comissões de Estudo quanto de Câmaras Setoriais (como as Câmaras de Aditivos, Projetistas, Fabricantes e Aplicadores), conquistando desta forma um dos principais objetivos institucionais – desenvolvimento técnico e promoção das melhores práticas setoriais.

Seminários Regionais

A descentralização do saber é uma das premissas para que tenhamos pelos Seminários Regionais como uma das prioridades estratégias do Instituto. Com os mesmos objetivos trilhados pelos Simpósios Brasileiros de Impermeabilização, são realizados em apenas um meio dia nas principais cidades do País.

Comissões Normativas

pelo fato de congregar algumas das principais empresas fabricantes e prestadoras de serviços (aplicadores) do setor, o instituto conduz, mediante a formação de grupos, um rico fórum interno de debates normativos. Para esse fim, o IBI se estrutura tanto de Comissões de Estudo quanto de Câmaras Setoriais (como a Câmara de Aditivos, Câmara de Projetistas, Câmara de Fabricantes e Câmara de Aplicadores), dando consecução, desta forma, a um dos principais objetivos institucionais – desenvolvimento técnicos e promoção das melhores práticas setoriais.

IBI na Universidade

Desde 2017 o IBI vem desenvolvendo uma forte aproximação com faculdades de engenharia e arquitetura pelo Brasil para apresentar aos seus alunos a importância do estudo em Impermeabilização. Alguns cursos tiveram aulas com nossos especialistas, bem como palestras e workshops sobre o tema. Caso tenha interesse em receber nossos especialistas em sua universidade, entre em contato conosco clicando aqui