FALA ASSOCIADO: Luiz A Csernik – BuildSpuma Isolamento Térmico

Com a necessidade de obras mais rápidas, sustentáveis e produtivas, a construção civil no Brasil passa por uma fase de grandes mudanças. A industrialização do setor e a adoção de novas tecnologias já são realidade em diversos países e começam a ganhar força por aqui.

Para entender melhor esse movimento e o papel da convergência entre impermeabilização e isolamento térmico nesse cenário, o IBI conversou com Luis A. Csernik, fabricante da BuildSpuma Isolamento Térmico, que trouxe insights valiosos sobre os desafios e oportunidades desse novo momento da indústria. Confira a visão de Luis no texto abaixo!

O mercado da construção civil no Brasil está passando por uma fase de transformação, impulsionada principalmente pela escassez de mão de obra e pela necessidade de realizar obras mais rápidas e eficientes. De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor responde por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e emprega aproximadamente 7 milhões de pessoas. Esses desafios estão sendo enfrentados com o uso de novas tecnologias e pela crescente demanda por soluções sustentáveis, que visam otimizar processos e tornar a construção mais ágil e econômica.

A indústria da construção precisa, urgentemente, se industrializar para atender às demandas de programas sociais e construir de maneira mais eficiente e em maior escala. Segundo a CBIC, o déficit habitacional no Brasil ultrapassa 6 milhões de unidades, e a construção de moradias populares é uma das maiores necessidades do país. Sistemas como light steel framing, steel frame e outros modelos construtivos já consolidados em mercados internacionais precisam ser cada vez mais adotados no Brasil. Esses sistemas não são uma novidade no país, mas, nos últimos anos, vêm ganhando força, principalmente com o aumento da busca por alternativas que promovam maior produtividade e sustentabilidade.

Feiras e eventos especializados, que começaram de forma tímida, agora estão crescendo e atraindo cada vez mais atenção dos diversos setores da indústria da construção. Esses encontros são fundamentais para disseminar as novas tecnologias e promover a troca de experiências entre os profissionais da área.

Como fabricantes de soluções em isolamento térmico, com o Poliestireno Extrudado (XPS), temos acompanhado de perto esses movimentos. Notamos também que a indústria de impermeabilizantes tem se aproximado cada vez mais desse cenário de inovação e transformação. A convergência entre isolamento térmico e impermeabilização é uma tendência crescente, especialmente com a evolução de novos materiais e tecnologias que podem atender às necessidades de diversos tipos de construções.

As possibilidades dentro dessas “novas tecnologias” são vastas, e a indústria da construção precisa estar atenta às inovações e ouvir os grandes players que estão surgindo. Esses profissionais estão demandando soluções tecnológicas não apenas para impermeabilizar paredes e lajes de concreto, mas também para proteger estruturas de aço, madeira, polímeros e placas cimentícias. O mercado de impermeabilização está cada vez mais diversificado e exige soluções específicas para diferentes tipos de materiais e construções, refletindo as mudanças e desafios do setor.

Foto de Alexandra

Alexandra

Deixe um comentário

Confira mais conteúdos

Uncategorized

FALA ASSOCIADO – Luiz Squillace – Alchemco

O setor de construção civil passa por transformações que exigem impermeabilização mais eficiente, sustentável e duradoura. Para Luiz Squillace, da Alchemco, tecnologia de ponta, processos padronizados e suporte técnico próximo

Leia mais