Obras com subsolos necessitam de contenções que também precisam de tirantes. Por sua vez, os tirantes precisam ser tamponados e toda a área de contenção precisa ser devidamente tratada e impermeabilizada, evitando percolação de água do lençol freático ou das chuvas, bem como possíveis recalques em terrenos vizinhos.
A não observância da recomendação acima tem ocasionado muitos vazamentos em subsolos, situação cada vez mais comum nos empreendimentos prediais da atualidade.
A seguir destacamos dois projetos de relevância que tiveram problemas crônicos de vazamentos em empreendimentos. O primeiro na Zona Leste e o segundo na Zona Oeste da cidade de São Paulo.
Case 1: Na garagem deste edifício na Zona Leste de São Paulo foi realizado tratamento de contenção em perfil metálico.
Case 2: Edifício na Zona Oeste de São Paulo foi realizado tratamento de contenção em parede diafragma, retrofit e impermeabilização de subsolos.
Ciente dos mais diversos problemas encontrados as melhores práticas a serem realizadas são:
- Tamponamento prévio de todos os tirantes provisórios abaixo do nível d’água, logo após a protensão, ainda na fase de escavação.
- Tratamento e cristalização de todas as juntas entre lamelas.
- Tratamento da contenção com atenção às falhas de concretagem com armadura exposta.
- Tamponamento de todos os tirantes, após desprotensão, com nata de cimento aditivada com cristalizante e expansor para preenchimento de vazios evitando a percolação d’água.
- Para os tirantes definitivos, seguir a norma e manter a dupla proteção mecânica com injeção da cabeça.
Além dessas dicas, é recomendada sempre a contratação de uma consultoria de projetistas de mecânica dos solos, geotecnia e impermeabilização, bem como a escolha de empresas idôneas que utilizem da boa técnica para proporcionar aos usuários das edificações melhores condições de segurança, bem como conforto térmico, olfativo e visual na vivência nos subsolos da edificação.