INFOIBI –OBRAS COM IMPERMEABILIZAÇÃO DE SUBSOLOS – VIBES ENGENHARIA

Obras com subsolos necessitam de contenções que também precisam de tirantes. Por sua vez, os tirantes precisam ser tamponados e toda a área de contenção precisa ser devidamente tratada e impermeabilizada, evitando percolação de água do lençol freático ou das chuvas, bem como possíveis recalques em terrenos vizinhos.

A não observância da recomendação acima tem ocasionado muitos vazamentos em subsolos, situação cada vez mais comum nos empreendimentos prediais da atualidade. 

A seguir destacamos dois projetos de relevância que tiveram problemas crônicos de vazamentos em empreendimentos. O primeiro na Zona Leste e o segundo na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Case 1: Na garagem deste edifício na Zona Leste de São Paulo foi realizado tratamento de contenção em perfil metálico.

Case 2: Edifício na Zona Oeste de São Paulo foi realizado tratamento de contenção em parede diafragma, retrofit e impermeabilização de subsolos.


Ciente dos mais diversos problemas encontrados as melhores práticas a serem realizadas são:

  1. Tamponamento prévio de todos os tirantes provisórios abaixo do nível d’água, logo após a protensão, ainda na fase de escavação.
  2. Tratamento e cristalização de todas as juntas entre lamelas.
  3. Tratamento da contenção com atenção às falhas de concretagem com armadura exposta.
  4. Tamponamento de todos os tirantes, após desprotensão, com nata de cimento aditivada com cristalizante e expansor para preenchimento de vazios evitando a percolação d’água.
  5. Para os tirantes definitivos, seguir a norma e manter a dupla proteção mecânica com injeção da cabeça.

Além dessas dicas, é recomendada sempre a contratação de uma consultoria de projetistas de mecânica dos solos, geotecnia e impermeabilização, bem como a escolha de empresas idôneas que utilizem da boa técnica para proporcionar aos usuários das edificações melhores condições de segurança, bem como conforto térmico, olfativo e visual na vivência nos subsolos da edificação.

Ibibrasil

Ibibrasil

Deixe um comentário

Confira mais conteúdos

Artigos

Seu Aditivo Merece Cuidado!

Enga. Regina Bannoki- NOVAKEM Não esqueça o aditivo é igual a vitamina, alguns miligramas no m3 do concreto vão fazer toda a diferença para obter concretos mais duráveis e resistentes! 

Leia mais