Você sabia que pequenas variações na dosagem ou na sequência de mistura podem alterar o comportamento do aditivo?

Autor: Gustavo Polidoro – Gerente de Produto na Euclid Chemical

Os aditivos são a parte mais precisa e delicada do traço de concreto. Se não forem adicionados na seqüência e dosagem correta, podem não surtir o efeito desejado, ou ainda pior, seu período de eficácia pode ocorrer muito cedo ou muito tarde, o que pode ser prejudicial ao concreto. Dessa forma, as informações mais adequadas para dosagem, sequenciamento, armazenamento e uso – bem como eventuais incompatibilidades – devem ser listadas nas fichas técnicas dos produtos pelos fabricantes e verificadas no estudo de traço. 

As taxas de dosagem de aditivos variam em função do tipo e quantidade de ingredientes ativos no traço de concreto. Alguns materiais como cinzas volantes, sílica ativa, pozolanas e escória no cimento podem afetar a dosagem de aditivos necessária para cumprir os requisitos estabelecidos no traço e assim atingir as propriedades desejadas no estado fresco e endurecido do concreto. 

 

Diante de todo o exposto, a “dica de ouro” é seguir as orientações do fornecedor. Entretanto, alguns procedimentos são fundamentais:

  • Quando forem utilizados dois ou mais aditivos, recomenda-se que sua adição seja feita separadamente, seguindo a sequência de dosagem determinada em ensaios de laboratório;
  • Os aditivos redutores de água devem ser adicionados após o cimento estar umedecido na mistura;
  • Especial atenção com relação à conversão de massa para volume no momento da dosagem do aditivo;
  • Cuidado na manutenção e calibração dos equipamentos de dosagem do aditivo e de mistura do concreto e/ou argamassa;
  • Atenção aos tempos de mistura indicados pelo fornecedores de aditivos e de equipamentos de mistura;

Cada traço de concreto pode contar com agregados e cimentos de diferentes origens, que podem apresentar diferentes interações com os aditivos, portanto, é fundamental manter a consistência nos processos para obter o minimo de variação durante a dosagem.

Ibibrasil

Ibibrasil

Deixe um comentário

Confira mais conteúdos

Artigos

Seu Aditivo Merece Cuidado!

Enga. Regina Bannoki- NOVAKEM Não esqueça o aditivo é igual a vitamina, alguns miligramas no m3 do concreto vão fazer toda a diferença para obter concretos mais duráveis e resistentes! 

Leia mais